quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Uma forma simples de saber se você está acordado espiritualmente

É possível despertar e expandir sua percepção de realidade e de consciência de forma tranquila e fácil. Eckhart Tolle escritor, por volta dos 30 anos encontrava-se em um estado de intensa depressão e em um momento da sua vida ele afirma pra si mesmo: Não consigo mais conviver comigo, em seguida teve uma mudança súbita de percepção: Se eu não consigo conviver comigo mesmo, então quer dizer que existem dois de mim. Ao despertar do sono na manhã seguinte, olhou e viu um raio de sol pela janela, quando ouviu alguns passarinhos cantando e disse: Pela primeira vez ouvi um passarinho cantar. Após um tempo sem nenhuma atividade social escreveu sobre sua experiência (acima citada) que originou o livro “O poder do agora”.

Despertar, iluminar-se, expandir a consciência, mudança de percepção são palavras diferentes, porém o mesmo sentido, é algo que está mais próximo do que você imagina e vamos analisar melhor para compreender o processo do despertar.  
A verdadeira espiritualidade é sentida e vivenciada com prática constante em cada movimento nosso no decorrer do dia. Há pessoas que usam seu tempo meditando por vários períodos, e vale salientar que essa é uma prática necessária dentro do processo de expansão, porém percebe-se que: Ao estar atuando em suas vidas rotineiras há uma forte atividade inconsciente, que na maior parte do tempo regem suas vidas de maneira controladora trazendo constante reatividade a tudo o que acontece. Pessoas completamente ausentes de si, perdidas em meio a pensamentos viciosos, reagindo a tudo, usando de julgamento para consigo e para com outros ao seu redor retroalimentando a inconsciência. Se você praticar a meditação mesmo que por longos períodos e ainda assim não houver uma percepção da reatividade mental, comportamentos egóicos e resistência na sua relação com você mesmo e com a realidade a sua volta, todo o tempo gasto em prática meditativa ficara limitada aquele momento específico. Quando você fica um momento parado para se sentir você esta investindo seu tempo, mas quando está fisiologicamente acordado, mas atuando a partir da inconsciência, você esta vivendo só que perdendo seu tempo.

O desequilíbrio se dá em estar com o corpo em um momento no tempo espaço e sua mente em outro tempo, nas horas seguintes ou passadas. Quando meditamos decompomos tudo aquilo que geramos com inconsciência Ex: raiva, julgamento, medos, insegurança, ansiedade, preocupações e pensamentos destrutivos. Na verdade é necessário uma presença maior e mais constante no Agora para haver uma real evolução, só o momento de meditação para recompor danos causados pela inconsciência não serão suficientes.

E como você sabe que você não esta dormindo? Que está acordado espiritualmente? Talvez você esteja acordado fisiologicamente, mas é provável que espiritualmente você não esteja desperto.
Você sabe que não esta dormindo e que está acordado espiritualmente, quando você não esta mais a mercê de nada nem ninguém. O ego gosta, desgosta, quer, não quer mais, julga, especula, divide, confia, desconfia, tudo isso em velozes pensamentos o tempo todo. Estar desperto é genuinamente abrir mão das expectativas externas, de toda tristeza e culpa causada pela impotência diante das circunstâncias, trocar a ânsia por controle pela aceitação de deixar ser o que é, compreender que é na não resistência que se habilita o processo de mudança. Tudo o que esta ao seu redor em sua realidade tem um proposito de existir e a reatividade impulsiva trás muita entropia (desordem) e perdas consideráveis de energia.

Esse caminho que vamos trilhar é um caminho muito delicado, pois é totalmente diferente do que a maioria faz. Jesus cita uma passagem na bíblia falando que larga é a porta que conduz a perdição e estreita é a porta que conduz a vida, mais de 90% de nós está no inconsciente, com certeza a probabilidade de se perder é bem grande levando em conta o que há programado e submerso dentro de nós. Acredito que se perder de se mesmo é uma grande perdição, pra não dizer categoricamente que é a maior. A porta é o Agora, o único instante em que acontece tudo, se você perder o contato com sua paz interior você perde o contato com sigo mesmo e se você perde o contato consigo mesmo você já esta perdido no mundo. Esse caminho nos ensina a atuar com consciência mudando nossa percepção a respeito de nós e de mundo.
O desafio é mudar os hábitos mentais que são alimentados até hoje por nós conscientemente ou inconscientemente. Para mudar um hábito nocivo é importante primeiramente compreender que tal comportamento esta sendo mais prejudicial do que benéfico, em seguida comprometer-se com o novo hábito, que nesse caso estamos falando sobre a atividade mental excessiva e nossa identificação com ela. Sendo assim é de grande importância entender que a identidade que sua mente cria a seu respeito são apenas informações gravadas, pois você é muito mais vasto e expansivo do que os limites que sua mente projeta.

Habitue-se a observar seus pensamentos e o movimento emocional que ele cria dentro de você, faça essa associação, seja um observador dessa identidade mental criada para sobrevivência desde nossos ancestrais, encontre esse espaço que existe entre você seu eu interior e seus pensamentos. Alimente e faça crescer esse espaço de silêncio que existe dentro de você com momentos de meditação, sem resistência aos pensamentos, mas também não se apegue a eles, comece a se sentir dentro do seu corpo, ao atuar no seu dia observe sem julgamentos o eu mental e seu Eu interior, logo logo você terá acesso a porta chamada “Agora”.
Agregando valor, facilitando o despertar!
Aline Bastos
(curso psicologia da iluminação do professor Horácio Frazão uma das minhas fontes de inspiração)

Cadastre-se no nosso blog e venha trilhar com a gente o caminho do despertar de forma simples.