terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Como conseguir cumprir suas tarefas com mais facilidade

Como conseguir cumprir suas tarefas com mais facilidade
Eu sempre me culpava por não conseguir cumprir minhas “obrigações”, sentia incapacidade. Mas percebi algumas coisas e vou compartilhar com você agora. Confesso que ficava frustrada por não conseguir seguir minhas listas e cumprir minhas tarefas. 

A questão que nós ficamos sempre tentando imitar algum padrão de gerenciamento de tempo de alguém, de algum livro, ou de um amigo... Mas não atentamos para nós mesmos, como nós estamos em cada parte do nosso tempo durante todo o dia. E é claro que seguir algumas dicas sobre como gerenciar seu tempo é muito bom, aprendo bastante quando leio a respeito, a princípio indico o livro do Marc Mancini (Como administrar seu tempo), aprendi muito a dar freios na minha mania de perfeccionismo ao seguir as dicas desse livro. Precisamos atentar o simples fato de sermos diferentes uns dos outros e consequentemente temos ritmos biológicos diferenciados. A forma como uma pessoa lida com o seu tempo em particular, que consegue ótimos resultados e mais produtividade, não necessariamente será a melhor forma pra mim ou para você, ok!?

Vou descrever agora apenas três observações que eu fiz e que comecei a colocar em prática. Seguindo essas dicas consegui ser mais objetiva, começar a fazer e concluir o que realmente era prioridade, respeitando o ritmo do meu corpo durante o decorrer do dia.

01 | Tenha em mente que você não tem o controle de tudo que acontece no seu dia.
Essa consciência vale pra tudo na nossa vida, estar consciente que tudo é como deve ser, não ficar relutando contra a realidade é estar alinhado com o propósito de Deus e do universo para equilíbrio da vida no geral. A questão é porque ficamos irritados quando em algum momento algo aconteceu e nos desviou do nosso objetivo. É importante lembrar que estou me referindo aos casos que acontecem fora do nosso alcance e não da nossa falta ou erro de nossas escolhas, onde depende muito mais de mim do que do outro. Ficar reclamando que não consegue concluir suas tarefas não vai adiantar nada, na verdade você vai se desgastar muito energeticamente e vai acabar transferindo esse stress para outras pessoas ao seu redor, por isso é importante ter essa consciência antes de tudo.

02| Comece a diminuir suas manias de perfeccionismo:
 Muitas vezes não conseguimos cumprir nossas tarefas porque ficamos obcecados pela perfeição. Na maioria das vezes temos a mania de achar que porque estamos ativos estamos sendo produtivos e são coisas bem diferentes. Estar ativo nesse caso é apenas ficar em constante movimento, fazendo o que pode aguardar a despeito daquela atividade que, o não cumprimento trará muito mais malefícios do que benefícios. Exemplo: dona de casa que fica protelando fazer o que realmente faz diferença dentro de seus lares e o mesmo vale para empregados ou profissionais que adiam e procrastinam o relatório ou a tarefa que lhe foi confiada, tornando-se muitas vezes “Ativos” na maior parte do tempo sem fazer algo que lhes forneçam a sensação de realização e dever cumprido. Muitas vezes estamos adiando fazer o que é necessário por causa de nossas crenças que nos mantem presos na zona de conforto.

Vale apena se perguntar se o que estou evitando fazer é porque estou evitando outra realidade que não quero me confrontar, muitas vezes o que mais evitamos fazer é o que mais precisamos dar atenção e conclusão. Ex: se você escreve um artigo e vai publica-lo (como eu agora), será de extrema importância à perfeição nesse momento, pois requer a revisão completa para garantir uma boa comunicação com o leitor. Vale salientar que o perfeccionismo é uma tendência mais obsessiva da perfeição, é diferente da diligência, ok!?

03 | Distribua suas tarefas de acordo com o nível de energia do seu corpo:
O nível de energia do nosso corpo muda ao longo do dia, a energia do seu corpo pela manhã não é a mesma da tarde ou da noite. Não vamos determinar aqui que pela manhã dá pra ser mais produtivo e a noite não, na verdade é você que vai identificar como seu corpo funciona no decorrer das suas 24 horas. Há muitas pessoas que são mega produtivas em certa atividade pela manhã e outras que podem executar a mesma tarefa também com grande produtividade, porém em outro horário. Não há regras, é o seu ritmo, é o seu corpo e não vale ficar se baseando nos horários das outras pessoas que você admira tanto ou gostaria de ser igual. Se você conseguir e ficar de boa, tá tudo certo! Se não, reveja o que pode ser modificado e crie você mesmo o seu ritmo de realizar da melhor forma possível suas atividades. 

A dica é distribuir suas tarefas de acordo com o nível de energia do seu corpo, baseando-se onde você naquele horário pode ser mais produtivo para tal tarefa.
Ex: Eu gosto de fazer atividade física por volta das 10 e 11:00 horas da manhã, por quê? Porque nesse horário eu me sinto com um nível de energia alto para tal atividade. Gosto de escrever pela manhã, pois me sinto mais inspirada e relaxada.

Outra coisa gente, vamos ser realistas! Não é porque agora você conhece bem seu ritmo que vai se entupir de tarefas naquele mesmo horário de pico energético. É importante fazer o que realmente é prioridade e em seguida as demais atividades, coloque pelo menos 02 (duas) tarefas que você conseguirá executar completamente até a conclusão naquele dia. Crie essa sensação de missão cumprida, se permita sentir essa sensação de capacidade, para só então poder ir acrescentando outras tarefas mantendo sempre seu bem estar.

O objetivo maior é conseguir ser mais produtivo com qualidade e não em quantidade, ok!